Atividades para o 10.º, 11.º e 12.º ano

Semana de 1 a 5 de julho

Atividades científicas

Nesta atividade pretende-se dar resposta a um conjunto de desafios utilizando somente o conteúdo de uma caixa que será fornecida.  Os desafios ilustram diversas propriedades dos materiais no estado sólido líquido e gasoso, bem como de reações químicas. A intenção será utilizar o espírito científico neste processo, não esquecendo que a experiência será um passo imprescindível. 

Nesta experiência vamos descobrir como funciona um mostrador de cristais líquidos, como é composto e o que é necessário para construí-lo. Vamos montar um pequeno protótipo de um LCD portátil usando materiais simples para demonstrar e compreender estes dispositivos que vemos e usamos todos os dias.

Quadro das divisões estratigráficas: geistória através da caracterização dos principais acontecimentos decorridos ao longo da História da Terra e da Vida: formação da Terra, origem da vida (caracterização dos principais grupos de interesse paleontológico e paleoecológico), aspetos de evolução e extinções. Estudo da evolução climática e paleogeografia ao longo da história da Terra.

Nesta atividade apresentam-se muito resumidamente, alguns casos históricos de deslizamentos de vertentes rochosas e, através de uma experiência muito simples numa mesa de inclinação progressiva (tilt test), demonstra-se que o ângulo de atrito é um dos principais parâmetros a ter em conta na avaliação da possibilidade de ocorrerem tais tipos de catástrofes naturais.

Breve abordagem sobre a origem e composição dos recursos hidrominerais de Portugal e relação com as águas subterrâneas comuns. Modelo hidrogeológico conceptual de sistemas aquíferos de águas minerais e de nascente de grande consumo em Portugal. Classificação e modelos de exploração. Informação disponível nos rótulos de águas engarrafadas disponíveis no mercado. Características e argumentos em que se deve basear a escolha do consumidor. Comparação com água potável das redes públicas de abastecimento.

Os participantes terão oportunidade de observar rochas magmáticas em amostra de mão e ao microscópio petrográfico em lâmina delgada. Serão mostrados os principais minerais formadores destas rochas ígneas ao microscópio, nomeadamente: olivinas, piroxenas, anfíbolas, biotite, moscovite, quartzo, feldspatos potássicos e plagioclases.

Recolha de solos nas imediações da FCT NOVA com ajuda de GPS, seu tratamento e análise seguido do mapeamento com SIG de teores químicos.

As argilas são materiais de natureza geológica, com inúmeras utilizações em função das suas propriedades. Esta ação tem como objetivo seguir o percurso desta matéria-prima, desde a sua extração até ao produto final usado no nosso dia-a-dia. Vamos exemplificar como executar peças em cerâmica de porcelana e revelar alguns dos segredos que se encontram por detrás da cerâmica moderna. Os participantes vão executar misturas de várias argilas, e fazer a sua própria peça.

Nesta atividade, os estudantes, em grupos, vão construir uma treliça em esparguete que possa ser utilizada na estrutura de uma ponte.

No final, as diferentes treliças serão ensaiadas para aferir qual a mais resistente. O grupo que tiver construído a treliça mais resistente é o vencedor!

Nesta atividade, os estudantes, em grupo ou individualmente, vão “construir” a estrutura de uma ponte em computador e testar a sua resistência com diferentes cargas.

Os estudantes, em grupos, vão construir um edifício com determinado número de peças de Lego, com requisitos definidos, e vão avaliar o seu comportamento num equipamento que simula sismos com intensidades que já ocorreram em muitas regiões do mundo. O grupo que tiver construído o edifício mais resistente é o vencedor!

Como a física do século XX levou à compreensão de tantos fenómenos até então inexplicáveis. Perceber como funciona o mundo “do pequeno” ao nível atómico e subatómico bem como perceber o que são buracos negros.

Século XXI, desenvolvimento tecnológico… perceber o que é um laser e como funciona. Perceber e construir um circuito elétrico.

Muitas vezes não nos questionamos porque existe dia e noite, ou, lua-cheia e lua nova, ou, maré alta e maré baixa …  como a física explica estes fenómenos que parecem tão simples.

Todos sabemos que a competitividade entre as empresas é cada vez maior. Todas as empresas procuram produzir mais e a preços mais competitivos de forma a aumentarem os seus lucros.  Uma forma de conseguir melhorar o lucro passa naturalmente por uma gestão eficiente dos seus recursos (por exemplo matérias-primas, máquinas, funcionários). A Programação Linear pode ser uma das ferramentas matemáticas a usar neste contexto. Esta atividade será dedicada à modelação de um problema em Programação Linear e à sua resolução recorrendo ao uso de software.

Em diversas situações do nosso quotidiano, somos confrontados com questões de natureza financeira, como por exemplo:
– Quero investir as minhas poupanças
– Necessito de um empréstimo para comprar um automóvel
– Decidi investir no empréstimo obrigacionista do meu clube de futebol
Em todas estas situações, na linguagem financeira associada, são utilizados os conceitos de juro simples/juro composto, TAN/TAE/TAEG, capitalização anual/semestral ou outras periodicidades.
Vem utilizar matemática e desvendar os mistérios das taxas de juro.
Ganha competências para discutir estas questões

Na era dos dados é importante perceber o que eles nos dizem. Ensinam-se e exploram-se técnicas básicas de organização, resumo e visualização de dados de forma a tornar útil o conhecimento que eles encerram, aplicadas na prática com recurso ao software estatístico de distribuição gratuita, o R- project.

Semana de 8 a 12 de julho

Atividades científicas

Como as espécies irão reagir ao clima do futuro? Qual a melhor área para desenvolveres o teu projeto agrícola? Descobre estas respostas usando sistemas de informação geográfica (ArcGis, QGis, SIG baseadas na Cloud).

Os participantes dividem-se em equipas e fazem um peddy-paper no edifício e/ou campus para responder a várias perguntas sobre recolha de resíduos, consumo de água, produção e consumo de energia, uso de recursos, mobilidade sustentável, boas práticas. Há um prémio para quem terminar primeiro e com a ‘auditoria’ mais completa.

Os participantes dividem-se em equipas e usam calculadoras online para calcularem a sua pegada atual e para avaliarem o impacto de alterações de comportamentos ou opções de consumo. Depois de explorarem a calculadora online, decorre uma competição, ganhando o participante que conseguir ter uma menor pegada carbónica. Há um prémio para quem ganhar a competição.

Despertar o interesse do aluno para os problemas da conservação das ‘obras de arte em papel’, através da observação e exame de diferentes tipos de gravura impressa. Distinguir entre diferentes tipos de impressão: ponta seca, buril, água-forte, litografia e xilogravura. Experiência de impressão manual de uma gravura.

Cada aluno receberá uma pequena pintura com perdas de material. Vão aprender a preencher essas lacunas através do uso de ferramentas e massas de preenchimento adequadas. Após o preenchimento, terão ainda de texturizar e nivelar a massa de preenchimento de acordo com a área circundante, como uma mini-escultura.

Do passado chegam as primeiras receitas medievais de formação de nanopartículas no interior do vidro, atualmente usadas em diversas aplicações em optoelectrónica e estando a ser testado o seu uso para aplicações médicas. Nesta atividade iremos mostrar de que matérias primas fazemos este material e demonstrar de que forma podemos controlar o produto final de acordo com as suas propriedades térmicas e ópticas.

Para além da sua importância nutricional, as proteínas desempenham outras funções nos alimentos. Assim, as proteínas podem dar cor aos alimentos, formar espumas ou emulsões. Com esta atividade pretende explicar-se o papel das proteínas em todas estas funções.

Nesta atividade os alunos vão poder determinar o teor de proteína de plantas secas e de plantas verdes e descobrir que tipo de planta é mais rica nesta classe de nutrientes.

Nesta atividade os alunos vão poder aprender como a relva que é cortada dos jardins pode ser usada para fazer carvão e como esse carvão pode ser utilizado para limpar água contaminada com pigmentos têxteis.

Todas as estruturas vibram quando sujeitas a cargas dinâmicas; essas vibrações podem ser nefastas, originando problemas de fadiga nas estruturas que podem até levar à sua ruína. Mas nem todas as vibrações têm obrigatoriamente de trazer desconforto para quem as sente, como exemplo disso temos disso a música.

Os alunos irão ao Laboratório de Mecânica Estrutural para entenderem porque é que as estruturas vibram, como vibram, quais são as propriedades das estruturas associadas à vibração, e como podemos diminuir o seu efeito.

Esta atividade tem como objetivo sensibilizar para o carácter multidisciplinar da Engenharia Mecânica e das suas aplicações, tendo como ponto de partida as vibrações mecânicas.

Esta atividade tem como objetivo efetuar engenharia reversa e criar peças por impressão 3D, como contributo para o desenvolvimento de novos produtos.

Será colocado no laboratório de máquinas do ED VIII um Scanner 3D ligado a um computador e 2 impressoras 3D. Após uma breve introdução, o Scanner começará a funcionar tirando a forma de uma peça mecânica. Enquanto o scanner está a fazer a aquisição de dados, as impressoras 3D estarão a imprimir a peça em diferentes fases do processo.

Enquanto decorre a demonstração serão discutidos temas como a engenharia reversa e qual a sua utilização, bem como uma introdução à impressão 3D falando de processos, materiais entre outros.

A Teoria dos Grafos é uma área muito importante da matemática que teve a sua origem em jogos e problemas recreativos, como o problema das Pontes de Königsberg resolvido por Euler em 1736. Hoje é aplicada em muitos domínios (Informática, Química, Genética, Sociologia, Economia, etc.), pois um grafo constitui o modelo matemático ideal para o estudo das relações entre objetos de qualquer tipo. Vem conhecer alguns problemas importantes, alguns resultados básicos e alguns algoritmos de uma teoria que tem aplicações muito interessantes em problemas práticos da vida real.

Neste tutorial os alunos aprendem a a) desenhar estruturas moleculares de compostos orgânicos, b) gerar estruturas 3D, c) aceder a bases de dados de macromoléculas e d) gravar as moléculas em ficheiros com formatos químicos. Estas tarefas utilizam software ChemAxon e Pymol.

As estruturas moleculares obtidas são usadas para a simulação da interação entre uma molécula pequena (fármaco) e um recetor macromolecular (enzima). Para isso é usado o software AutoDock através da interface web MTiAutoDock. Os resultados são analisados através de visualização das geometrias obtidas e das estimativas das energias de interação.

Para além disso são apresentados os conceitos gerais associados à representação de moléculas no computador e aos algoritmos de docking molecular.

Muitos microrganismos produzem biopolímeros (macromoléculas de origem biológica) que usamos em produtos do dia-a-dia, desde embalagens a produtos alimentares, cosméticos ou farmacêuticos, entre muitos outros.
Nesta atividade, os alunos irão produzir um biopolímero por cultivo de uma bactéria num reator biológico, e irão experimentar algumas das aplicações de diferentes tipos de biopolímeros, incluindo polissacáridos e bioplásticos, na preparação de emulsões, membranas e hidrogéis.

Em atualização…

Atividades lúdico-pedagógicas

In this presentation, I will introduce students to Natural Language Processing (NLP) technologies and their applications. Students should expect to see and learn examples that they can reproduce and experiment with themselves using only easily-available resources. The discussion of applications will include a light treatment of some forces that can shape the commercialization of a technology. References and strategies for further self-study will be provided.

Catherine Havasi is a scientist who specializes in artificial intelligence (AI) at Massachusetts Institute of Technology’s Media Lab. She is also co-founder and CEO of Luminoso, a company that uses artificial intelligence, natural language processing and machine learning to derive insights from unstructured data such as live chat transcripts, product reviews, open survey responses and email. Havasi was a member of MIT’s group Open Mind Common Sense (OMCS), an artificial intelligence project whose goal is to build and utilize a large common-sense knowledge base from the contributions of thousands of people across the Internet. She co-authored seven peer-reviewed journal articles on AI and computer language, and presented at several major conferences.

Atividades lúdicas comuns

Tiro com Arco

Quando a concentração e a imobilização te ajudam a atingir o rigor matemático da simetria de uma seta no centro do alvo. Vem tentar superar o nosso campeão olímpico.

Slackline

Uma fita a 50 cm do chão e o divertimento que isso dá.
Equilíbrio, malabarismos e saltos, vale tudo!

Workshops de dança

Quando a concentração te ajuda a desfrutar de momentos de descontração únicos com diversos estilos de dança.

FabLab

Um FabLab (“Laboratório de Fabricação” do inglês “Fabrication Laboratory”) é uma pequena oficina oferecendo fabricação digital (pessoal). Estes espaços são em geral equipados com um conjunto de ferramentas flexíveis controladas por computador que cobrem diversas escalas de tamanho e materiais diversos, com o objetivo de fazer quase tudo (a imaginação é o limite!), permitindo usar produtos tecnológicos geralmente só acessíveis para produção em massa. Vem experimentar!

Cinema

Conhecer melhor o mundo do cinema com diversão à mistura... Porque não?

NNT - Novo Núcleo de Teatro

Workshops / peça

Tunas Académicas - TunaMaria e AnTUNiA

Workshop – Vem experimentar pandeireta e mais…
Um pasacalles pelo campus, várias atuações e tradições e técnicas que serão partilhadas com todos os nossos visitantes. Vem conhecer as nossas tunas masculina e feminina.
"Com a anTUNiA e TunaMaria o espírito académico é sempre a BOMBAR!"

NUCM - Núcleo de Matemática da FCT NOVA

O Núcleo de Matemática foi criado por alunos da Licenciatura em Matemática da FCT NOVA com o objetivo de complementar o currículo disciplinar dos alunos da Faculdade através da realização de palestras, workshops e eventos sobre diversas áreas da Matemática. O Núcleo divulga ainda desafios semanais para os mais interessados tentarem resolver.

CSI: Ciência Sob Investigação

É uma caça ao tesouro no Campus da FCT NOVA. Os participantes, irão aventurar-se num peddy-paper científico e, com a ajuda de um GPS, alguma cultura em ciências e tecnologia e muita boa disposição, encontrar vários tesouros escondidos com perguntas às quais terão de responder.

Quem Quer Ser Cientista?

Jogo com questões de escolha múltipla sobre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). Como forma de ultrapassar dificuldades, os jogadores podem dispôr de três ajudas distintas: 50/50, ajuda telefónica e ajuda do público.

Circo

Na década de 80 foi criada uma notação de malabarismo. Pela primeira vez em mais de 5000 anos de história passou-se a ter uma linguagem matemática, tipo pauta de música, para o Malabarismo. Graças a esta linguagem, e aos teoremas nela demonstrados, inventaram-se novos truques. Neste pequeno Workshop propomos dar um gostinho pela matemática com base nesta arte circense. Iremos fazer malabarismo de grupo, criar bases para apreender fazer malabarismo com 3 bolas, ou seja um padrão 3 em siteswap, mas também explicar um pouco melhor o que isso significa.

E ainda…

Voleibol

Núcleo de Fotografia

(em atualização)