Atividades para o 8.º e 9.º ano

Semana de 1 a 5 de julho

Atividades científicas

Nesta atividade pretende-se dar resposta a um conjunto de desafios utilizando somente o conteúdo de uma caixa que será fornecida.  Os desafios ilustram diversas propriedades dos materiais no estado sólido líquido e gasoso, bem como de reações químicas. A intenção será utilizar o espírito científico neste processo, não esquecendo que a experiência será um passo imprescindível. 

Nesta experiência vamos descobrir como funciona um mostrador de cristais líquidos, como é composto e o que é necessário para construí-lo.

Vamos montar um pequeno protótipo de um LCD portátil usando materiais simples para demonstrar e compreender estes dispositivos que vemos e usamos todos os dias.

Nesta atividade os alunos poderão observar exemplos reais de solos contaminados e conhecer especificidades associadas a distintos perfis de contaminação. Os efeitos de transmissão e dispersão da contaminação para os meios aquíferos serão igualmente observados e discutidos com o auxílio de modelos representativos em miniatura.

Nesta atividade serão apresentados aos alunos os fenómenos geradores e os efeitos da propagação dos sismos. Distintos contextos em termos geotectónicos serão apresentados. Os alunos poderão observar os sismos no planeta em tempo real e poderão contactar com exemplos demonstrativos dos efeitos de geração, propagação e de atuação dos sismos.

Breve abordagem sobre a origem e composição dos recursos hidrominerais de Portugal e relação com as águas subterrâneas comuns. Modelo hidrogeológico conceptual de sistemas aquíferos de águas minerais e de nascente de grande consumo em Portugal. Classificação e modelos de exploração. Informação disponível nos rótulos de águas engarrafadas disponíveis no mercado. Características e argumentos em que se deve basear a escolha do consumidor. Comparação com água potável das redes públicas de abastecimento.

Os participantes terão oportunidade de observar rochas magmáticas em amostra de mão e ao microscópio petrográfico em lâmina delgada. Serão mostrados os principais minerais formadores destas rochas ígneas ao microscópio, nomeadamente: olivinas, piroxenas, anfíbolas, biotite, moscovite, quartzo, feldspatos potássicos e plagioclases.

Vamos caçar dinossauros com uma lupa binocular.

As argilas são materiais de natureza geológica, com inúmeras utilizações em função das suas propriedades. Esta ação tem como objetivo seguir o percurso desta matéria-prima, desde a sua extração até ao produto final usado no nosso dia-a-dia. Vamos exemplificar como executar peças em cerâmica de porcelana e revelar alguns dos segredos que se encontram por detrás da cerâmica moderna. Os participantes vão executar misturas de várias argilas, e fazer a sua própria peça.

Nesta atividade, os estudantes, em grupos, vão construir uma treliça em esparguete que possa ser utilizada na estrutura de uma ponte.

No final, as diferentes treliças serão ensaiadas para aferir qual a mais resistente. O grupo que tiver construído a treliça mais resistente é o vencedor!

Nesta atividade, os estudantes, em grupo ou individualmente, vão “construir” a estrutura de uma ponte em computador e testar a sua resistência com diferentes cargas.

Os estudantes, em grupos, vão construir um edifício com determinado número de peças de Lego, com requisitos definidos, e vão avaliar o seu comportamento num equipamento que simula sismos com intensidades que já ocorreram em muitas regiões do mundo. O grupo que tiver construído o edifício mais resistente é o vencedor!

Como a física do século XX levou à compreensão de tantos fenómenos até então inexplicáveis. Perceber como funciona o mundo “do pequeno” ao nível atómico e subatómico bem como perceber o que são buracos negros.

Século XXI, desenvolvimento tecnológico… perceber o que é um laser e como funciona. Perceber e construir um circuito elétrico.

Muitas vezes não nos questionamos porque existe dia e noite, ou, lua-cheia e lua nova, ou, maré alta e maré baixa …  como a física explica estes fenómenos que parecem tão simples.

Na vida quotidiana utilizamos recursos que importa não desperdiçar! Para isso é necessário experimentar várias opções de funcionamento, procurando as mais eficientes e que melhor resposta dão às exigências da população. Na impossibilidade de experimentar com os sistemas reais, a matemática procura desenvolver as ferramentas necessárias à criação de modelos e otimização de muitos desses sistemas. Nesta atividade terás contacto com algumas técnicas utilizadas em matemática aplicada que nos permitem criar modelos para otimização de recursos.

A criptografia, ou a arte de escrever em código, surgiu com a própria escrita. Ao longo dos tempos foi responsável pela glória de impérios, pelo desfecho drástico de guerras, monarquias e vidas individuais.  Hoje usamo-la todos os dias, sempre que acedemos à Internet. Nesta atividade vamos viajar pela matemática dos principais sistemas criptográficos que fizeram a história desta ciência.

Já te perguntaste como consegue o GPS saber qual o caminho mais curto (ou mais rápido) para ligar dois locais? Sabes que também é possível perceber que há percursos impossíveis de realizar, ou formas simples de determinar se certas regras em jogos podem ou não ser aplicadas? E o que é que a Matemática tem a ver com isto? A Teoria dos Grafos permite resolver este e outros problemas práticos de uma forma muito eficiente!

Semana de 8 a 12 de julho

Atividades científicas

Sabias que os solos têm diferentes origens? E que podes determinar a sua textura? E que se o solo estiver contaminado com algum poluente tens formas de o limpar e garantir que os alimentos chegam bem até à tua mesa? Junta-te a nós e vem descobrir o mundo dos solos e algumas técnicas utilizadas para a sua limpeza.

Os participantes dividem-se em equipas e fazem um peddy-paper no edifício e/ou campus para responder a várias perguntas sobre recolha de resíduos, consumo de água, produção e consumo de energia, uso de recursos, mobilidade sustentável, boas práticas. Há um prémio para quem terminar primeiro e com a ‘auditoria’ mais completa.

Os participantes dividem-se em equipas e usam calculadoras online para calcularem a sua pegada atual e para avaliarem o impacto de alterações de comportamentos ou opções de consumo. Depois de explorarem a calculadora online, decorre uma competição, ganhando o participante que conseguir ter uma menor pegada carbónica. Há um prémio para quem ganhar a competição.

Perceber a reação dos sais fotossensíveis à luz. Captar a atenção dos estudantes para a fotografia analógica. Despertar o interesse para a conservação de fotografia.

As componentes do ovo (clara e gema) oferecem recursos insuspeitos que os pintores da Idade Média conheciam muito bem e usavam para fazer obras primas. Trata-se de fazer experiências com ovo e pigmentos para descobrir estes segredos dos Antigos.

Sabes como é que identificamos os materiais das obras da arte e ficamos a conhecer os seus processos de degradação? Através da sua prova digital molecular. E como? Através da espectroscopia de infravermelho. Vem descobrir mais sobre esta técnica e torna-te um CSI das obras de arte.

Para além da função nutricional as proteínas desempenham outras funções nos alimentos. Nesta atividade os alunos vão perceber, entre outras coisas, porque é que a cerveja faz espuma, porque é que as claras ficam em castelo, porque adicionamos ovo para fazer a maionese ou porque é que as carnes têm diferentes cores.

Nesta atividade os alunos vão poder aprender que alimentos podem ser utilizados na alimentação de vegetarianos para suprimento das necessidades proteicas.

As clorofilas, são pigmentos que conferem à planta o seu tom verde característico. No entanto as plantas contêm outros pigmentos como os carotenóides de cores entre o amarelo e o laranja que não podemos observar diretamente pois são mascaradas pelos pigmentos verdes dominantes. Vamos extrair e separar os carotenóides e clorofilas existentes em diferentes plantas de forma a poder observar quantos pigmentos existem em cada planta e quais as suas cores.

Todas as estruturas vibram quando sujeitas a cargas dinâmicas; essas vibrações podem ser nefastas, originando problemas de fadiga nas estruturas que podem até levar à sua ruína. Mas nem todas as vibrações têm obrigatoriamente de trazer desconforto para quem as sente, como exemplo disso temos disso a música.

Os alunos irão ao Laboratório de Mecânica Estrutural para entenderem porque é que as estruturas vibram, como vibram, quais são as propriedades das estruturas associadas à vibração, e como podemos diminuir o seu efeito.

Esta atividade tem como objetivo sensibilizar para o carácter multidisciplinar da Engenharia Mecânica e das suas aplicações, tendo como ponto de partida as vibrações mecânicas.

Esta atividade tem como objetivo efetuar engenharia reversa e criar peças por impressão 3D, como contributo para o desenvolvimento de novos produtos.

Será colocado no laboratório de máquinas do ED VIII um Scanner 3D ligado a um computador e 2 impressoras 3D. Após uma breve introdução, o Scanner começará a funcionar tirando a forma de uma peça mecânica. Enquanto o scanner está a fazer a aquisição de dados, as impressoras 3D estarão a imprimir a peça em diferentes fases do processo.

Enquanto decorre a demonstração serão discutidos temas como a engenharia reversa e qual a sua utilização, bem como uma introdução à impressão 3D falando de processos, materiais entre outros.

Os números primos fascinaram diversos matemáticos ao longo do tempo. Iremos contar um pouco dessa história. Falaremos dos primos gémeos e da conjectura de Goldbach, de números perfeitos, abundantes e deficientes, dos primos de Mersenne e de Fermat.

Extração da clorofila do espinafre com acetona aquosa. Vê-se a fluorescência vermelha com uma pilha forte e deixamos uma à janela que se degrada com a luz do sol, para ver a diferença entre a clorofila na folha ou em solução.

Como podem misturas de açúcares ser vistas como novos solventes alternativos em engenharia química, quando estes compostos são habitualmente sólidos à temperatura ambiente? O açúcar que queria ser líquido vai mostrar como combinações de diferentes tipos de açúcares em pó podem ser líquidos se os combinarmos numa proporção particular. Isto deve-se à diminuição da temperatura de fusão dos compostos que se tornam líquidos à temperatura ambiente. Estes sistemas são chamados de “Natural Deep Eutectic Solvents – NADES”.

A partir de uma mera curiosidade científica, os NADES são agora vistos como solventes de nova geração e, apesar de muita investigação ainda ser necessária, esta nova classe de solventes vai certamente dar um contributo importante para um desenvolvimento industrial mais sustentável.

As enzimas são proteínas que aceleram a velocidade de reações químicas, ou seja, são catalisadores. Em cada célula existe um sem número de enzimas que estão envolvidas em processos tão distintos como a divisão celular ou a obtenção de energia. De forma a estudar a sua função e estrutura temos que as isolar (purificação).

Neste trabalho iremos estudar a catalase, uma enzima que catalisa a dismutação do peróxido de hidrogénio a oxigénio, e as enzimas proteolíticas que estão presentes em vários frutos, como o ananás e a papaia, assim como no nosso sistema digestivo.

Os estudantes são 1) introduzidos nos conceitos e estudo da atividade de enzimas de stress oxidativo (de uma forma simples e clara) e em seguida realizam ensaios laboratoriais com amostras reais; 2) Em seguida os estudantes estudam a capacidade antioxidante de várias substâncias (ex: chá, coca-cola, café, etc.) através de ensaios laboratoriais com o objetivo de descobrirem quais apresentam maior capacidade antioxidante total.

Atividades lúdico-pedagógicas

Os participantes terão a oportunidade de aprender como construir, de forma divertida, alguns blocos de programação com o objetivo de cumprir diversas missões e passar os níveis propostos. Os primeiros problemas são de resolução simples, de forma a ensinar os conceitos básicos da programação, mas a dificuldade vai aumentado. 

PONG é o nome do primeiro jogo comercial do mercado. Foi lançado em 1972 pela ATARI. São colocadas as audiências de dois anfiteatros a jogarem uma contra a outra. Cada sala comanda uma raquete… e que ganhem os melhores!

Atividades lúdicas comuns

Tiro com Arco

Quando a concentração e a imobilização te ajudam a atingir o rigor matemático da simetria de uma seta no centro do alvo. Vem tentar superar o nosso campeão olímpico.

Slackline

Uma fita a 50 cm do chão e o divertimento que isso dá.
Equilíbrio, malabarismos e saltos, vale tudo!

Workshops de dança

Quando a concentração te ajuda a desfrutar de momentos de descontração únicos com diversos estilos de dança.

FabLab

Um FabLab (“Laboratório de Fabricação” do inglês “Fabrication Laboratory”) é uma pequena oficina oferecendo fabricação digital (pessoal). Estes espaços são em geral equipados com um conjunto de ferramentas flexíveis controladas por computador que cobrem diversas escalas de tamanho e materiais diversos, com o objetivo de fazer quase tudo (a imaginação é o limite!), permitindo usar produtos tecnológicos geralmente só acessíveis para produção em massa. Vem experimentar!

Cinema

Conhecer melhor o mundo do cinema com diversão à mistura... Porque não?

NNT - Novo Núcleo de Teatro

Workshops / peça

Tunas Académicas - TunaMaria e AnTUNiA

Workshop – Vem experimentar pandeireta e mais…
Um pasacalles pelo campus, várias atuações e tradições e técnicas que serão partilhadas com todos os nossos visitantes. Vem conhecer as nossas tunas masculina e feminina.
"Com a anTUNiA e TunaMaria o espírito académico é sempre a BOMBAR!"

NUCM - Núcleo de Matemática da FCT NOVA

O Núcleo de Matemática foi criado por alunos da Licenciatura em Matemática da FCT NOVA com o objetivo de complementar o currículo disciplinar dos alunos da Faculdade através da realização de palestras, workshops e eventos sobre diversas áreas da Matemática. O Núcleo divulga ainda desafios semanais para os mais interessados tentarem resolver.

CSI: Ciência Sob Investigação

É uma caça ao tesouro no Campus da FCT NOVA. Os participantes, irão aventurar-se num peddy-paper científico e, com a ajuda de um GPS, alguma cultura em ciências e tecnologia e muita boa disposição, encontrar vários tesouros escondidos com perguntas às quais terão de responder.

Quem Quer Ser Cientista?

Jogo com questões de escolha múltipla sobre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). Como forma de ultrapassar dificuldades, os jogadores podem dispôr de três ajudas distintas: 50/50, ajuda telefónica e ajuda do público.

Circo

Na década de 80 foi criada uma notação de malabarismo. Pela primeira vez em mais de 5000 anos de história passou-se a ter uma linguagem matemática, tipo pauta de música, para o Malabarismo. Graças a esta linguagem, e aos teoremas nela demonstrados, inventaram-se novos truques. Neste pequeno Workshop propomos dar um gostinho pela matemática com base nesta arte circense. Iremos fazer malabarismo de grupo, criar bases para apreender fazer malabarismo com 3 bolas, ou seja um padrão 3 em siteswap, mas também explicar um pouco melhor o que isso significa.

E ainda…

Voleibol

Núcleo de Fotografia

(em atualização)